A CDL/BH tem como objetivo representar os cerca de 12 mil associados entre comerciantes e prestadores de serviço junto à sociedade civil organizada e os poderes públicos municipal, estadual e federal. Uma forma de organizar e exercer essa representatividade é atuar em forma de Conselhos Regionais e Câmaras Setoriais, cada representação com objetivos e atuação diferentes junto a públicos distintos.
Os Conselhos Regionais da CDL/BH são fóruns de discussão de assuntos para o desenvolvimento das principais regiões comerciais da cidade. Neles são debatidos temas como calçadas, mobilidade urbana e segurança pública, entre outros. O objetivo é diagnosticar, debater e agir de forma pró-ativa em ações que contribuirão para a solução dos problemas dessas regiões. Participam empresários, moradores, representantes de associações, igrejas e outros; poder público e demais pessoas interessadas pelo desenvolvimento da capital mineira.
Na gestão 2011-2014 os Conselhos Regionais da CDL/BH conseguiram aprovar mudanças importantes relativas ao trânsito, iluminação, limpeza urbana, vias públicas, que impactam positivamente o comércio da capital.
As Câmaras Setoriais são fóruns de discussão dos assuntos que impactam no desenvolvimento do setor de comércio e serviços, tais como capacitação, associativismo, tributos, gestão, entre outros. Os encontros visam antecipar soluções e orientar os empresários de cada setor da melhor maneira possível para a construção, desenvolvimento e melhoria de seus negócios.
Nesta gestão foram obtidas importantes conquistas por meio de realização de fóruns, assinatura de programas de cooperação técnica e apoio a projetos que defendem os setores.
Importante conquista da gestão 2011-2014 também foi a criação do Conselho Estadual de SPC. Formado em maio de 2012 ele é o órgão representante das CDL´s do estado. Foi criado com o objetivo de atender às demandas das entidades de Minas Gerais e representá-las junto ao SPC Brasil e aos órgãos confederativos. Por meio de reuniões mensais, o Conselho discute assuntos como parcerias, utilização e padronização do uso da marca SPC, valores mínimos dos preços dos produtos, bancos de dados do SPC. Ele também tem como compromisso a capacitação das equipes comerciais para expansão e captação de novos usuários, interferências em conflitos no estado, entre outros. O Conselho é formado por 11 CDL´s que operam o Serviço de Proteção ao Crédito no Estado de Minas Gerais com o SPC Brasil, incluindo duas cadeiras fixas pertencentes à CDL/BH, Base Centralizadora / Operadora no estado de MG e a FCDL-MG.
Na Gestão 2011-2014 a representatividade da CDL/BH cresceu junto ao poder público. A entidade ocupou cadeiras importantes em diversos conselhos e comitês:
Homenagens recebidas:
• Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal
• Medalha da Polícia Civil
• Homenagem da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte
• Medalha Alferes Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais
• Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais
• Medalha do Centenário do DETRAN/MG
• Homenagem da Polícia Militar de Minas Gerais
• Medalha da Vitória
• Medalha Calmon Barreto
• Homenagem da Câmara ao CDL Jovem
• Medalha Alferes Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais
• Homenagem do 1° Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais
• Medalha Juscelino Kubitschek
• Homenagem da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte
Criado nesta gestão, o Prêmio CDL/BH de Jornalismo Impresso está em sua terceira edição. A cada ano, premia a melhor reportagem impressa, referente ao setor de comércio e serviços de Minas Gerais, valorizando a imprensa mineira que destaca temas relevantes para a entidade. O prêmio tem se mostrado excelente forma de comunicação e aproximação com a imprensa.
A entidade lança mão de diferentes canais para proteger o setor e ser socialmente responsável. Nesta gestão, o alcance da entidade da CDL/BH se estendeu e se fortaleceu com a atuação da Fundação CDL Pró Criança, da CDL Jovem, da CDL Júnior (Júnior Achievement) e da Rádio CDL FM.
“Essa busca constante da conquista da representatividade é função da CDL/BH, com objetivo de obter melhorias que são de extrema importância e impactam no comércio da cidade e do estado. A CDL/BH é a casa do comerciante, mas busca conquistas para todos. É o nosso dever para com o cidadão. Avançamos muito mas estamos só começando. Ainda há muito a ser feito”.
(Armando Santos Guimarães, vice-presidente de relações públicas e sociais)
“Nosso maior desafio foi transformar a Fundação CDL em uma empresa. Passamos por uma grande reestruturação. Hoje ela funciona melhor e com custos menores. Atualmente nosso grande projeto é o PET, Programa de Educação e Trabalho. Temos cerca de 930 menores aprendizes que são ensinados e inseridos no mercado de trabalho. Fizemos um trabalho para que as pessoas passassem a conhecer a fundação. Investimos também fortemente em uma consultoria, que trouxe um grande aprendizado. Trouxemos cônsuls dos EUA, Uruguai, Espanha e Argentina. Hoje, temos 7 projetos da fundação que foram apresentados até na ONU. Também neste ano de Copa do Mundo conseguimos arrecadar com pessoas que vieram assistir ao mundial mais de 10 toneladas de alimentos para pessoas carentes.”
(Leonardo Miranda Braga, vice-presidente da Fundação CDL)
“Foi gratificante presidir a Fundação CDL, considerando a importância social que ela tem. A CDL/BH pode se orgulhar de ter uma fundação comprometida com o desenvolvimento social. Em nossa gestão realizamos programas que ajudaram crianças e jovens pobres, como o PET (Programa Educação e Trabalho), o Ver é Bom Demais, o Natal de Todo Mundo, o Brincadeira é Coisa Séria e o Sorridente. O presidente Bruno Falci sempre nos apoiou em nossos projetos e tivemos uma relação muito tranquila. Destaco que tivemos uma gestão profícua e cumprimos bem a nossa missão”.
(Altair Rezende, presidente da Fundação CDL 2010-2012)
“A Fundação CDL/BH é o braço social da entidade, o lojista se sente representado socialmente. Nosso maior papel é dar um retorno à comunidade, interagir. É um trabalho que ajuda a comunidade e ajuda o lojista. Fazendo um apanhando de minha gestão na Fundação percebo que o saldo é muito positivo, pois conseguimos mudar a vida de vários adolescentes por meio dos projetos desenvolvidos. Além disso, conseguimos nos equilibrar financeiramente e não dependermos da CDL/BH. Por outro lado, com a ajuda do presidente Bruno Falci, conseguimos que a Fundação não ficasse à margem da entidade, hoje ela é respeitada por todos os vice-presidentes porque falamos a mesma língua. Alcançamos grandes resultados nesses três últimos anos”.
(Vilson Mayrink, presidente da Fundação CDL 2012-2014)
“A Rádio CDL funciona como a voz do varejo para falar com o associado e os prestadores de serviço. É um canal que vem cumprindo bem esse papel de levar informação de forma mais ágil para esse público. A rádio tem uma posição de destaque junto ao seu público-alvo. O veículo conquistou credibilidade e também cumpre sua missão”.
(José Ângelo de Melo, vice-presidente para promoção de negócios)