• GESTÃO 2011-2014


    Pelo fortalecimento do comércio e serviços

  • RELATÓRIO DE GESTÃO

    Pelo fortalecimento do comércio e serviços
Representatividade
representatividade

Conselhos e Câmaras Setoriais da CDL/BH trabalham com a sociedade por uma cidade melhor


A CDL/BH tem como objetivo representar os cerca de 12 mil associados entre comerciantes e prestadores de serviço junto à sociedade civil organizada e os poderes públicos municipal, estadual e federal. Uma forma de organizar e exercer essa representatividade é atuar em forma de Conselhos Regionais e Câmaras Setoriais, cada representação com objetivos e atuação diferentes junto a públicos distintos.

Os Conselhos Regionais da CDL/BH são fóruns de discussão de assuntos para o desenvolvimento das principais regiões comerciais da cidade. Neles são debatidos temas como calçadas, mobilidade urbana e segurança pública, entre outros. O objetivo é diagnosticar, debater e agir de forma pró-ativa em ações que contribuirão para a solução dos problemas dessas regiões. Participam empresários, moradores, representantes de associações, igrejas e outros; poder público e demais pessoas interessadas pelo desenvolvimento da capital mineira.

Na gestão 2011-2014 os Conselhos Regionais da CDL/BH conseguiram aprovar mudanças importantes relativas ao trânsito, iluminação, limpeza urbana, vias públicas, que impactam positivamente o comércio da capital.


Fóruns para a melhoria dos negócios


As Câmaras Setoriais são fóruns de discussão dos assuntos que impactam no desenvolvimento do setor de comércio e serviços, tais como capacitação, associativismo, tributos, gestão, entre outros. Os encontros visam antecipar soluções e orientar os empresários de cada setor da melhor maneira possível para a construção, desenvolvimento e melhoria de seus negócios.

Nesta gestão foram obtidas importantes conquistas por meio de realização de fóruns, assinatura de programas de cooperação técnica e apoio a projetos que defendem os setores.


Conselho Estadual do SPC representa entidades de classe e suas demandas


Importante conquista da gestão 2011-2014 também foi a criação do Conselho Estadual de SPC. Formado em maio de 2012 ele é o órgão representante das CDL´s do estado. Foi criado com o objetivo de atender às demandas das entidades de Minas Gerais e representá-las junto ao SPC Brasil e aos órgãos confederativos. Por meio de reuniões mensais, o Conselho discute assuntos como parcerias, utilização e padronização do uso da marca SPC, valores mínimos dos preços dos produtos, bancos de dados do SPC. Ele também tem como compromisso a capacitação das equipes comerciais para expansão e captação de novos usuários, interferências em conflitos no estado, entre outros. O Conselho é formado por 11 CDL´s que operam o Serviço de Proteção ao Crédito no Estado de Minas Gerais com o SPC Brasil, incluindo duas cadeiras fixas pertencentes à CDL/BH, Base Centralizadora / Operadora no estado de MG e a FCDL-MG.


CDL/BH amplia ação de Representatividade


Na Gestão 2011-2014 a representatividade da CDL/BH cresceu junto ao poder público. A entidade ocupou cadeiras importantes em diversos conselhos e comitês:

Conselho Consultivo do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos

  • Wagner Ferreira Matos – TITULAR
  • Rita de Cássia Viana de Andrade – SUPLENTE

Junta de Fiscalização Sanitária

  • Amaralina Faria Queiroz - TITULAR
  • Molise Camila Lima Torres Andrade – SUPLENTE/li>

Junta Integrada de Recursos Fiscais

  • Reginaldo Moreira Oliveira - TITULAR
  • Lourdes Maria Rodrigues de Aguiar – SUPLENTE

Conselho Estadual da Juventude

  • Roberto Campolina Vilela Barbosa – TITULAR
  • Natália Moreira Salum - SUPLENTE

Conselho Municipal de Habitação

  • Armando Santos Guimarães

Conselho Municipal de Política Urbana – COMPUR

  • Armando Santos Guimarães

Conselho Municipal de Turismo

  • Anderson Rocha

Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau

  • Anderson Rocha - vice-presidente

Comitê de acompanhamento e monitoramento da política municipal para população em situação de rua

  • Alysson Vinicius Lima Guimarães

Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural do Município

  • Alessandro Runcini

Junta de Recursos Fiscais Tributários

  • Reginaldo Moreira

Observatório da Mobilidade de Belo Horizonte

  • Titular Marcos Innecco Correa
  • Lourdes Maria Aguiar

CODECOM – Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico

  • Marcelo de Souza e Silva

FOPEMIMPE - Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

  • Titular: Bruno Falci
  • Suplente: Marco Antônio Gaspar

CDL/BH recebe homenagens e medalhas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na gestão 2011-2014:


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Homenagens recebidas:

• Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal
• Medalha da Polícia Civil
• Homenagem da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte
• Medalha Alferes Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais
• Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais
• Medalha do Centenário do DETRAN/MG
• Homenagem da Polícia Militar de Minas Gerais
• Medalha da Vitória
• Medalha Calmon Barreto
• Homenagem da Câmara ao CDL Jovem
• Medalha Alferes Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais
• Homenagem do 1° Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais
• Medalha Juscelino Kubitschek
• Homenagem da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte


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Prêmio CDL/BH de Jornalismo Impresso é ação que aproxima a entidade dos jornalistas


Criado nesta gestão, o Prêmio CDL/BH de Jornalismo Impresso está em sua terceira edição. A cada ano, premia a melhor reportagem impressa, referente ao setor de comércio e serviços de Minas Gerais, valorizando a imprensa mineira que destaca temas relevantes para a entidade. O prêmio tem se mostrado excelente forma de comunicação e aproximação com a imprensa.


CDL/BH reafirma continuamente o seu compromisso com o comércio e a cidade.


A entidade lança mão de diferentes canais para proteger o setor e ser socialmente responsável. Nesta gestão, o alcance da entidade da CDL/BH se estendeu e se fortaleceu com a atuação da Fundação CDL Pró Criança, da CDL Jovem, da CDL Júnior (Júnior Achievement) e da Rádio CDL FM.

  • representatividade • Fundação CDL Pró-Criança:
    Nasceu da mobilização de empresários ligados à CDL/BH, com o objetivo de promover ações sociais e culturais para amparar jovens e crianças de Belo Horizonte em situação de vulnerabilidade social. Funciona há 28 anos e realiza os programas: Sorridente (de saúde bucal de crianças e adolescentes); Ver é Bom Demais (de assistência oftalmológica para crianças e adolescentes); Brincadeira é Coisa Séria (de construção de brinquedotecas em casas-lares, creches e hospitais); Natal de Todo Mundo (doação de brinquedos para casas-lares e creches); PET- Programa Educação & Trabalho (encaminhamento de jovens em situação de vulnerabilidade social para o primeiro emprego). Para a realização de seus projetos sociais, a Fundação CDL Pró-Criança conta, além de seus colaboradores, com o apoio da comunidade local e com a parceria de empresas públicas e privadas e outras entidades do terceiro setor.
    Saiba mais em: www.fundacaocdl-bh.org.br
  • representatividade • CDL Jovem:
    Tem por missão desenvolver jovens lideranças, por meio da troca de experiências e contato com o mercado empresarial, de forma inovadora e mobilizadora. Quinzenalmente acontecem reuniões plenárias e semanalmente uma reunião executiva entre o presidente e os vices-presidentes. O órgão planeja eventos, workshops, seminários e atua em parceria com a Fundação CDL no desenvolvimento de projetos destinados a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
    Saiba mais em: www.cdljovem.com.br
  • representatividade • CDL Júnior:
    A CDL/BH é uma das mantenedoras da Junior Achievement em Minas Gerais. Trata-se de uma fundação educativa norte-americana, sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada em vários países do mundo. Tem por objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, e proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios. Entre 2011 e 2014 foram atendidos pela Junior Achievement em Minas Gerais cerca de 60 mil alunos.
    Saiba mais em: www.jamg.org.br

  • representatividade • Rádio 102,9:
    No ar desde 2008, a Rádio CDL FM, frequência 102,9, debate os problemas que interferem no dia a dia do comércio e o que acontece na cidade, no país e no mundo. Nesta gestão, a rádio se tornou um importante meio de comunicação, atuando na defesa dos interesses dos associados. Houve uma boa aceitação do público ouvinte quando em julho de 2014 a rádio adotou o formato “soft news”, mesclando música e notícia. O veículo conta hoje com conteúdos jornalísticos exclusivos, interativos e uma linguagem simples e objetiva.
    Saiba mais em: fm1029.com.br


DEPOIMENTOS


nome da pessoa

“Essa busca constante da conquista da representatividade é função da CDL/BH, com objetivo de obter melhorias que são de extrema importância e impactam no comércio da cidade e do estado. A CDL/BH é a casa do comerciante, mas busca conquistas para todos. É o nosso dever para com o cidadão. Avançamos muito mas estamos só começando. Ainda há muito a ser feito”.

(Armando Santos Guimarães, vice-presidente de relações públicas e sociais)


nome da pessoa

“Nosso maior desafio foi transformar a Fundação CDL em uma empresa. Passamos por uma grande reestruturação. Hoje ela funciona melhor e com custos menores. Atualmente nosso grande projeto é o PET, Programa de Educação e Trabalho. Temos cerca de 930 menores aprendizes que são ensinados e inseridos no mercado de trabalho. Fizemos um trabalho para que as pessoas passassem a conhecer a fundação. Investimos também fortemente em uma consultoria, que trouxe um grande aprendizado. Trouxemos cônsuls dos EUA, Uruguai, Espanha e Argentina. Hoje, temos 7 projetos da fundação que foram apresentados até na ONU. Também neste ano de Copa do Mundo conseguimos arrecadar com pessoas que vieram assistir ao mundial mais de 10 toneladas de alimentos para pessoas carentes.”

(Leonardo Miranda Braga, vice-presidente da Fundação CDL)



nome da pessoa

“Foi gratificante presidir a Fundação CDL, considerando a importância social que ela tem. A CDL/BH pode se orgulhar de ter uma fundação comprometida com o desenvolvimento social. Em nossa gestão realizamos programas que ajudaram crianças e jovens pobres, como o PET (Programa Educação e Trabalho), o Ver é Bom Demais, o Natal de Todo Mundo, o Brincadeira é Coisa Séria e o Sorridente. O presidente Bruno Falci sempre nos apoiou em nossos projetos e tivemos uma relação muito tranquila. Destaco que tivemos uma gestão profícua e cumprimos bem a nossa missão”.

(Altair Rezende, presidente da Fundação CDL 2010-2012)


nome da pessoa

“A Fundação CDL/BH é o braço social da entidade, o lojista se sente representado socialmente. Nosso maior papel é dar um retorno à comunidade, interagir. É um trabalho que ajuda a comunidade e ajuda o lojista. Fazendo um apanhando de minha gestão na Fundação percebo que o saldo é muito positivo, pois conseguimos mudar a vida de vários adolescentes por meio dos projetos desenvolvidos. Além disso, conseguimos nos equilibrar financeiramente e não dependermos da CDL/BH. Por outro lado, com a ajuda do presidente Bruno Falci, conseguimos que a Fundação não ficasse à margem da entidade, hoje ela é respeitada por todos os vice-presidentes porque falamos a mesma língua. Alcançamos grandes resultados nesses três últimos anos”.

(Vilson Mayrink, presidente da Fundação CDL 2012-2014)



nome da pessoa

“A Rádio CDL funciona como a voz do varejo para falar com o associado e os prestadores de serviço. É um canal que vem cumprindo bem esse papel de levar informação de forma mais ágil para esse público. A rádio tem uma posição de destaque junto ao seu público-alvo. O veículo conquistou credibilidade e também cumpre sua missão”.

(José Ângelo de Melo, vice-presidente para promoção de negócios)