• GESTÃO 2011-2014


    Pelo fortalecimento do comércio e serviços

  • RELATÓRIO DE GESTÃO

    Pelo fortalecimento do comércio e serviços
Segurança
representatividade

CDL/BH favorece o comércio adotando medidas para reduzir a criminalidade


A gestão da CDL/BH pensa segurança como uma responsabilidade de todos, por isso atuou em várias frentes e firmou várias parcerias com a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal, no sentido de diminuir a criminalidade, favorecendo o comércio e amenizando o clima de insegurança da cidade.

Foi por meio dessas parcerias, de debates e de trocas de proposições que surgiram iniciativas bem sucedidas, como Operação Natalina, os Fóruns de Segurança, o reforço de policiamento para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, além da mais recente solução: a “Rede de Comerciantes Protegidos”. Surgida de uma parceria da CDL/BH com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o sistema utiliza o aplicativo WhatsApp para que comerciantes avisem a polícia sobre a movimentação de suspeitos na Savassi e reduziu em 40% a criminalidade na região, em seu primeiro mês de funcionamento.

Os bons resultados da Savassi têm chamado a atenção e a rede chegou ao bairro de Lourdes e a previsão é que aconteça também no Barro Preto e no Hipercentro.

DEPOIMENTOS


nome da pessoa

“A segurança é fundamental para o bom funcionamento do comércio. A CDL/BH vem buscando parcerias com a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Municipal para que as pessoas tenham não somente a sensação de segurança, mas a tranquilidade de transitar com seus pertences e pelas lojas de rua. A CDL/BH criou o Projeto Olho Vivo, que foi modelo para outras cidades. A entidade busca soluções para inovar junto a diferentes órgãos de segurança. Politicamente, a CDL/BH tem conseguido junto aos governos do estado e do município ações e o aumento de verba pública para a segurança. Também são importantes os debates sobre segurança colaborativa com os associados. Eles devem ficar atentos às ações de criminosos e se integrarem à Rede de Comerciantes Protegidos”.

(Marcelo de Souza e Silva, vice-presidente de relações institucionais )


nome da pessoa

“A parceria da PM e da CDL/BH é muito importante porque por meio de reuniões podemos debater sobre segurança, ouvir ideias e a PM explicar como tem agido. Com essa proximidade, pudemos ouvir os empresários, pontuar nossas ações, mostrar onde estavam nossas dificuldades. Espero que em 2015 possamos estreitar essa relação, já que essa parceria é fundamental para incrementar nossas ações de segurança”.

(Coronel Cláudia Romualdo, ex-comandante de Policiamento da Capital)