• GESTÃO 2011-2014


    Pelo fortalecimento do comércio e serviços

  • RELATÓRIO DE GESTÃO

    Pelo fortalecimento do comércio e serviços
Políticas Urbanas
representatividade

CDL/BH articula com demais atores sociais as melhores formas de construção de uma cidade melhor


Cidade bem organizada, fluidez no ir e vir, tanto de pessoas quanto de veículos e cargas, favorece o comércio. Por isso, a CDL/BH atua diretamente junto aos governos e à sociedade discutindo o desenvolvimento da cidade. A participação na IV Conferência Municipal de Políticas Urbanas (Compur), em 2014, é um bom exemplo de como a CDL/BH busca construir melhores soluções para Belo Horizonte.

Graças à mobilização da Entidade, 41 representantes do comércio foram eleitos como delegados e participaram dos debates das propostas que alterarão as diretrizes construtivas da cidade. As propostas aprovadas na IV Conferência de Políticas Urbanas só devem ser implementadas após passarem por aprovação na Câmara dos Vereadores.

A CDL/BH está atenta quando o assunto é melhoria da cidade e assuntos que afetam diretamente o comércio. Por meio dos Conselhos Regionais e Câmaras Setoriais ou da intervenção política, a entidade conseguiu uma série de vitórias em temas como Trânsito, transporte, estacionamento, carga e descarga e obras urbanas.

DEPOIMENTOS


nome da pessoa

“A Conferência de Políticas Urbanas é um espaço de diálogo importante para discutir as modificações na cidade. É de suma importância o papel da CDL/BH para liderar discussões sobre a cidade que afetam diretamente a rotina no comércio. A experiência foi muito interessante porque mostrou que se trabalhamos unidos conseguimos construir uma cidade mais adequada para o comércio. Em outras conferências, nos anos anteriores, não tivemos tanta participação e agora conseguimos 41 delegados e fomos uma voz mais forte nas discussões”.

(Marco Antônio Gaspar, vice-presidente de micro e pequena empresa)


nome da pessoa

“Tivemos uma atuação importante na regulamentação de estacionamentos e no uso das calçadas, por exemplo, que são pontos importantes para o comércio. Está muito claro o papel e o lugar da CDL/BH como representante dos lojistas junto ao poder público no que diz respeito à mobilidade. E mobilidade não é apenas transporte de pessoas, inclui também o trajeto das mercadorias para que cheguem até a porta de cada estabelecimento. A restrição ao automóvel deve vir depois da melhoria do transporte coletivo. Também acompanhamos as obras em regiões de comércio para que o cronograma fosse cumprido.”

(Marcos Innecco Correa, vice-presidente de Comunicação)



nome da pessoa

“Belo Horizonte tem passado, nos últimos anos, por um grande processo de transformação, em busca da construção de uma cidade com melhor qualidade de vida para todos. Neste processo, que afeta todo o espaço urbano de nossa cidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas, cujo Presidente Bruno Falci tem comandado a entidade com extrema competência e profissionalismo, tem sido uma instituição engajada e parceira da capital mineira em vários projetos e ações de interesse da comunidade belo-horizontina. A força institucional da Câmara de Dirigentes tem permitido uma importante parceria nas ações que principalmente buscam ordenar de maneira democrática e transparente as atividades comerciais de Belo Horizonte, o que tem resultado em ganhos para todos os setores e, essencialmente, para a população de nossa cidade.”

(Márcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte)